quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ocupação da UESPI conquista Reunião de Negociação com a Reitoria!




Durante o segundo dia de ocupação da Reitoria da UESPI, estudantes e professores conseguiram uma reunião para discussão das pautas da greve com o Reitor, pró- reitores e demais assessores da Reitoria. A Reunião aconteceu na tarde dessa terça-feira (29/08) e contou com a presença de representantes estudantis e de professores de cada campus da UESPI presente na ocupação.
 A reunião durou 04 horas e provou a necessidade da Reitoria debater os reais problemas dos 22 campi que sobrevivem com migalhas do governo estadual. A situação caótica da UESPI conseguiu inclusive furar o bloqueio da mídia e comoveu toda a população piauiense, com a definição dos professores e estudantes como heróis, que permanecem numa universidade sem restaurante ou residência universitária e com uma estrutura precária, com tetos que já desabaram.
Chega da submissão da Reitoria ao Governo Estadual!  A negociação mostrou que só com a conquista da autonomia financeira da UESPI as pautas dos estudantes e professores realmente podem ser atendidas, por isso, chega de enrolação!  O empurra-empurra ente o Reitor Carlos Alberto e o Governador Wilson Martins (PTB) se alastram desde a greve do ano passado, mas a Reitoria da UESPI permanece a maquiar a situação e não denunciar o descaso do governo estadual.  Na reunião, após as indefinições do Reitor em atender as pautas locais, a comissão só finalizou a reunião quando a Reitoria acordou em se posicionar por escrito sobre todas as pautas até o dia 05/09.
Os estudantes, organizados no Comando de Mobilização Estudantil, também obtiveram uma conquista muito importante. As pautas unificadas de revindicações foram protocoladas junto a reitoria e foi estabelecido que no dia 10 de setembro, às 10horas  da amanha, no auditório do palácio pirajá, haverá uma reunião entre os estudantes e a administração superior da UESPI para debater as pautas protocoladas, bem como as pautas especificas de cada campi. O movimento reafirma a importante de que  reitoria da instituição se pronuncie em forma de documento escrito, sobre cada ponto posto em na pauta de reivindicação. 
A Greve da UESPI permanece e com os estudantes mobilizados, com a realização de uma aula pública, segunda-feira (03/09) na Rua Climatizada, no Centro de Teresina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário