quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vamos construir a Calourada Política Unificada 2012!!



A juventude de Teresina e do mundo foi protagonista de importantes conquistas e transformações no ano que passou. Agora é o momento de fortalecermos a unidade entre os setores de luta do movimento estudantil para que seja possível a conquista de muitas outras vitórias, constituindo um pólo de defesa dos interesses da juventude, contra toda forma de opressão e exploração, e fazendo o enfrentamento às políticas do governo que atacam e retiram dia-a-dia os direitos conquistados nas ruas e lutas.

No intuito de iniciarmos o ano letivo universitário já abalando as estruturas da UFPI e fortalecendo as lutas da juventude, ocorreu uma reunião com a presença de diversas entidades, agrupamentos e coletivos do ME no dia 24 de fevereiro (sexta) para organizar uma recepção de calouros unificada que consiga tratar dos principais temas relacionados à educação e ao movimento, de modo que desta reunião observamos que alguns temas não podem faltar nessa construção:

1) Mais dinheiro pra educação! A necessidade de mais investimento na educação pública e a denúncia do processo de privatização que vem sofrendo a universidade. Resgatando a luta pelos 10% do PIB para a educação pública, já!, denunciando a privatização do HU e os cortes feitos no orçamento para os setores sociais durante os últimos governos (esse ano o corte foi de 55 bilhões, superior ao corte de 2011). 

2) Lutar não crime, lutar é um direito! A atual conjuntura de lutas e a postura dos governos, da grande mídia e do Estado em criminalizar os movimentos sociais e @s lutadores(as). Exemplificando com os casos de repressão ocorridos durantes os processos de luta #contraoaumento por todo o país – levantando a bandeira da ANISTIA para as vítimas de prisões políticas de Teresina - e o episódio de retirada de quase 2 mil famílias de uma ocupação urbana em São José dos Campos /SP que tomou repercussão internacional.

3) Em defesa do transporte público! A necessidade de um transporte público, gratuito e de qualidade, esclarecendo a defesa do passe-livre e da municipalização dos transportes. Assim como demonstrar a farsa da integração existente hoje na cidade e da traição ao movimento #contraoaumento, da qual a atual gestão do DCE fez parte.

4) Contra o machismo, o racismo e a homofobia! O combate a todo e qualquer tipo de opressão. Discutindo a urgência de mais investimento na assistência estudantil para a garantia de permanência das mães que estudam ou trabalham na universidade, a política de cotas e o PLC 122!

Esses são os principais eixos que foram defendidos na reunião do dia 24, em que estiveram presentes estudantes dos mais diversos cursos (direito, arqueologia, biologia, medicina...), os Centros Acadêmicos de História (CAHIS), Serviço Social (CASS), Enfermagem (CAENF), Farmácia (CAFAR), o projeto CAJUINA, o coletivo nacional Barricadas Abrem Caminhos, a Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED) e Assembléia Nacional de Estudantes – Livre (ANEL).

A entidades, agrupamentos e estudantes acima convidam tod@s @s lutadores/as, agrupamentos políticos, Centros Acadêmicos, coletivos, entidades estudantis, executivas de curso, estudantes independentes e todos e todas que desejam concretizar a unidade em torno das bandeiras aqui colocadas para a construção da Recepção de Calour@s Unificada de 2012! Ainda há muita coisa a ser feita!

Segunda reunião para a construção da calourada política unificada:
Quinta (01/03) – 15h – na praça da filosofia do CCHL

Nenhum comentário:

Postar um comentário