terça-feira, 5 de junho de 2012

No Dia do Meio Ambiente, o Piauí da seu grito de alerta


 Nesse dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, reproduzimos nota do portal Piauí Sempre Verde que alerta a população para o cenário de destruição que se agrava em nosso Estado, sob o aval e responsabilidade do governo e autoridades locais, que veêm nossos recursos naturais como um "depósito de matéria prima que pode ser retirada quando eles bem querem".

Convidamos também todos e todas a também participarem da campanha "Salve a Serra Vermelha". A ANEL Piauí apoia essa campanha e convida os estudantes de todo o Brasil a assinarem AQUI a petição em defesa do nosso bioma através da criação do Parque Nacional da Serra Vermelha.

Veja na íntegra a nota do portal Piauí Sempre Verde

Dia do Meio Ambiente, Piauí acumula problemas

Quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Piauí segue sendo destruído com uma velocidade que chama atenção do país. Há pouco mais de mês, o Ministério do Meio Ambiente divulgou a lista dos municípios que mais desmataram o Cerrado e coube o primeiro e o segundo lugar para Baixa Grande do Ribeiro e Urucu.

 A indústria do carvão é outra realidade que envergonha o Estado. Ao todo, são mais de 90 carvoarias que se instalaram no Sul do Estado com o objetivo de obter lucros fáceis deixando um lastro de destruição irrecuperável. Uma ação da Procuradoria da Republica aponta que a maioria das licenças ambientais é concedida para produção de grãos, porém, na prática, os empresários querem apenas produzir carvão para as siderúrgicas de Minas Gerais.

 Quando o assunto se volta para o litoral, os problemas de aglomeram, que sejam nos manguezais que sofrem pressões com o plantio de arroz, desmatamento e poluição do ecossistema ou nas fazendas de camarões, responsáveis pela contaminação das águas do mar e ainda através da pesca predatória de camarão, como na produção de toneladas de lixo que se acumulam no fundo do mar.

No Piauí somente 1% dos esgotos são tratados e a falta de saneamento básico vem matando todos os rios do Estado, sendo o mais afetado o Rio Parnaíba que recebe esgotos sem tratamento da capital Teresina e de todas as cidades ribeirinhas do lado do Piauí e do Maranhão. Sem contar que em breve serão construídas cinco hidrelétricas, sem, contudo, revitalizar o rio que acumula problemas que vão desde erosão ,poluição, contaminação a destruição da mata ciliar.

Os grandes responsáveis pela destruição dos recursos naturais no Piauí, sem dúvida, são as autoridades que estão no poder e que consideram a Natureza um depósito de matéria prima que pode ser retirada quando bem querem, e que quando esgota, passam a explorar o que resta em outro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário