quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estudantes do IFPI aderem a greve nacional dos professores e convocam todos/as ao ato nacional em apoio a greve dos professores




                             Os estudantes do Instituto Federal do Piauí – IFPI na tarde do dia 17 de maio, em assembléia geral, aderiram à greve dos professores do instituto, acompanhando a deliberação da Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior (ANDES/SN) que se soma a outras 44 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) paradas. Com a adesão dos estudantes do IFPI, já são mais de 16 greves estudantis deflagradas em todo país.


            Nos últimos 2 anos, o governo Dilma retirou mais de 5 bilhões da educação, conjuntamente ao “Novo” Plano de Educação Pública (PNE). Esse novo plano, além de aprofundar o processo de mercantilização e sucateamento da educação pública, não resolve o principal problema das escolas e universidade: a falta de investimento. Propõe o aumento gradual de 7% do PIB em educação, a ser atingindo apenas em 2020! Enquanto isso, menos de 5% do PIB é investido na educação, as escolas e universidades continuam caindo aos pedaços, alunos abandonando seus cursos cada vez mais e professores/as cada vez mais desvalorizados. Neste sentido, professores/as e alunos/as, revoltados com as péssimas condições da educação pública estão dando a resposta com fortes greves em todo o país. No Piauí, este ano, vivenciamos greves da educação municipal e estadual extremamente fortes, que entraram para história do Estado. Cansados de serem enganados pelo governo federal, os professores/as de todo o Brasil deflagram uma greve que já contém mais de 75% de adesão dos IFES.
 
            Os estudantes e professores/as do IFPI colocaram o bloco na rua na última segunda-feira (21)/05) e realizaram uma bonita passeata pelas ruas de Teresina reivindicando mais investimento para educação, uma expansão de qualidade com 10% do PIB para educação pública já! Centenas de jovens com muita disposição e criatividade mostraram a população de Teresina às precárias condições existentes no IFPI. É preciso fortalecer cada vez mais a luta dos professores e estudantes em todo o Brasil. A ANEL Piauí convoca todos/as estudantes e professores/as a irem as ruas e pintarem a história de muita luta. Nesta quinta-feira (24/05) todos/as estudantes do país estarão mobilizando e lutando em defesa de uma educação publica e de qualidade e em apoio a greve nacional dos professores/as dos IFES. Em Teresina, o ato começará às 15h em frente ao IFPI Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário