No ano passado presenciamos a retomada das lutas em todo o mundo. A juventude vem protagonizando as lutas e sendo um aliado constante da classe trabalhadora para a abalar as estruturas e lutar contra toda e qualquer forma de opressão e exploração.
Em Teresina não foi, nem é, diferente. Nada foi capaz de conter as lutas da juventude e dos/as trabalhadores/as que ocuparam as ruas e reivindicaram seus direitos. Durante a Semana de luta contra o aumento da passagem em 2011.2, quando 30 mil pessoas foram as ruas e conseguiram impor uma derrota a prefeitura e ao SETUT, que tiveram que recuar na proposta de aumento da tarifa.
Mal começou 2012, a prefeitura anunciou novamente o aumento abusivo do preço da passagem, camuflado por uma falsa integração. Novamente a juventude e os trabalhadores/as se mobilizaram contra esse ataque do gover¬no municipal. Todavia, durante as manifestações a liberdade de manifestação e expressão, bem como a democracia, tem sido sumariamente desrespeitada pelo governo municipal de Elmano Ferrer (PTB/PT) e estadual, Wilson Mar¬tins (PSB/PC do B/PT) que reprimiram os/as estudantes e trabalhadores/as.
Na tarde do dia 10 de janeiro, estudantes que realizavam uma manifestação pacífica foram espancados, atacados com bala de borracha e bombas de efeito moral, de forma covarde pela polícia militar e a tropa de choque a mando desses governos. Um verdadeiro massacre! Neste protesto 16 ativistas foram presos e 8 encaminhados a casa de custódia (presídio). Sen¬do exigida a absurda da fiança de 6.220,00 reais por cada ativista. Isso exemplifica o papel repressor do Estado em criminalizar e intimidar os movimentos sociais. A ANEL se solidariza e luta também pelos/as presos/as políticos da cidade de Teresina!
As lutas que reivindicam um transporte pú¬blico de qualidade em Teresina vêm sendo uma fonte de inspiração da juventude em todo o Brasil. No Es¬pírito Santo, os/as estudantes tomaram as ruas da capital, exigindo a revogação do aumento da passagem e melho¬rias do sistema de transporte público da cidade. Devemos lutar em defesa da melhoria do transporte público e contra a criminalização dos movimentos sociais. Exigimos a liberdade imediata e anistia de todos os presos políticos.
Nos da ANEL estamos presentes em todas as lutas dos/as estudantes e trabalhadores/as pelo Brasil a fora, por entender que só conseguiremos vencer as políticas de ataques a juventude e classe trabalhadora, mobilizando e ocupando as ruas de todo o país.Nessa luta #contraoaumentoTHE atuamos por dentro do Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público.
Ø LIBERDADE E ANISTIA AOS PRESOS POLÍTICOS DE TERESINA!
Ø REVOGAÇÃO IMEDIATA DO AUMENTO ABUSIVO DO PREÇO DA PASSAGEM!
Ø POR UMA INTEGRAÇÃO DE VERDADADE!
Ø PASSE_LIVRE PARA ESTUDANTES E DESEMPREGADOS!
Ø MUNICIPALIZAÇÂO DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÙBLICO!
Ø FORA ELMANO!
Ø FORA ELMANO!
A ANEL convida toda a juventude em luta #contraoaumento para conhecer e construir uma entidade que constroi nas lutas um novo Movimento Estudantil.
*Panfleto distribuido durante a segunda semana de manifestação do movimento #contraoaumento 2012 em Teresina
Nenhum comentário:
Postar um comentário